Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Monstras

O verão faz pandã com petiscos #4: Bruschettas, as amigas das sobras de pão e das visitas que aparecem sem avisar

 bruschetta.jpg

Simples de fazer e saborosas de comer, assim são as bruschettas. São ideais para aproveitar sobras de pão e são uma opção quando recebe convidados em casa sem estar a contar com isso.

Apesar de poder fazer bruschettas de quase tudo (é ver o que tem em casa e dar asas à imaginação), deixo aqui 3 receitas que vão certamente ser um êxito na sua cozinha.

 

Bruschetta simples de tomate e manjericão

 Ingredientes para 4 pessoas:

- 6 fatias de pão de 3 a 4 cm de altura;

- azeite q.b.;

- 3 dentes de alho;

- tomate cherry ou tomate cacho cortado aos cubinhos (o que importa é que esteja maduro e doce);

- um molho de manjericão;

 

Como fazer?

Esfregue os dentes de alho em todas as fatias de pão, de ambos os lados. Disponha as fatias num tabuleiro de ir ao forno. O alho que sobrar pique-o finamente e distribua pelas fatias de pão. Regue o pão com um fio de azeite. De seguida corte o tomate e distribua pelo pão. Regue novamente com um fio de azeite e leve ao forno. Sirva com as folhas de manjericão.

Sugestão: para os mais gulosos pode acrescentar queijo mozzarella.

 

Bruschetta de pasta de azeitonas

Ingredientes para 4 pessoas:

- 6 fatias de pão de 3 a 4 cm de altura;

- azeite q.b.;

- 1 dente de alho;

- pasta de azeitonas (pode comprar ou triturar as azeitonas descaroçadas até formar uma pasta. Se fizer esta opção caseira, acrescente um fio de azeite à pasta);

- um molho de manjericão.

 

Como fazer?

Dê uma esfrega ao pão, como na receita anterior. A única diferença é que o alho que sobra não é para utilizar depois. Fique-se apenas pela esfrega. Disponha a pasta de azeitonas pelas fatias (e seja generoso! Carregue bem). Regue com um fio de azeite, se achar necessário. Leve ao forno e sirva com o manjericão

Sugestão: esta bruschetta é ótima, mas não continue a refeição sem verificar se ficou com pasta de azeitonas nos dentes. É deveras desagradável.

 

Bruschetta de presunto e figos assados

Ingredientes para 4 pessoas:

- 6 fatias de pão de 3 a 4 cm de altura;

- azeite q.b.;

- 1 dente de alho;

- fatias de presunto finas;

- figos maduros (2 por fatia);

- um molho de manjericão.

 

Como fazer?

Comece com o ritual de esfregar o dente de alho no pão. Regue com azeite e disponhas as fatias de presunto. Coloque os figos cortados em quartos ou em rodelas (como preferir, mas de preferência que fique com alguma textura). Regue com mais um fio de azeite e leve ao forno até os figos estarem levemente assados (não queremos que percam totalmente os sucos, só mesmo um cheirinho de forno). Sirva com manjericão finamente picado.

Sugestão: se quiser dar tudo, experimente colocar um pouco de queijo feta por cima da bruschetta na hora de servir. Lágrimas de emoção escorrerão certamente pelo rosto dos seus convidados.

 

Estas receitas acompanham bem com uma boa sangria de frutos vermelhos, um tinto ou um lambrusco. É uma boa forma de começar uma refeição ou de fazer um petisco ao final da tarde.

 

Monstra S.